terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nota de apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina pela ONU




O Partido Socialista Brasileiro (PSB), por ocasião da 66ª. Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas reitera seu apoio, incondicional, manifestado desde seu primeiro Congresso em 1985, ao reconhecimento do Estado da Palestina.
O reconhecimento do Estado da Palestina, pelo qual há décadas lutam os amantes da Paz, se contraria os interesses imperialista e colonialista instalados na região, atende aos anseios humanistas dos socialistas, e será a única forma, legítima, de atender às aspirações também legítimas dos povos de Israel à segurança de suas fronteiras reconhecidas pela ONU e da estabilidade política no Oriente Médio.
O PSB defende como princípios a soberania, a autodeterminação dos povos, o fortalecimento dos organismos internacionais, o diálogo entre os povos e a busca pela paz.
As várias tentativas de negociações entre israelenses e palestinos, sempre com a intermediação dos Estados Unidos e da Europa, não conseguiram construir uma solução de estabilidade política da região. Quem mais tem perdido são o povo e o movimento de resistência palestina. O Brasil apoiou na ONU, em 1967, a criação do Estado Palestino. O presidente Lula em 2010 e agora a Presidente Dilma Rousseff, dando seqüência à tradição de nossa diplomacia, na abertura da Assembléia, reafirmaram esse compromisso de defesa do direito do povo palestino à autodeterminação e o reconhecimento do Estado Palestino como membro pleno da organização.

Roberto Amaral
1ºVice-presidente Nacional do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário