Formação Política


FORMAÇÃO POLÍTICA

Cursos à Distância
1. Curso de formação, capacitação e atualização política
O curso objetiva oferecer uma reflexão e debates coletivos para a formação política na visão socialista. Seus conteúdos são as questões da Política, Ética, Democracia, Instituições Públicas, Liberalismo e Capitalismo, Socialismo, e os desafios de um projeto político nacional.
Temas: O que é política numa dimensão ética – A história do Brasil numa dimensão ética – O pensamento político brasileiro – Teorias da democracia – Instituições políticas brasileiras: evolução e situação atual – Liberalismo, capitalismo e desenvolvimento – Capitalismo, imperialismo e subdesenvolvimento – O capitalismo do século XX: do Estado do Bem-Estar ao neoliberalismo – Formação econômica do Brasil, industrialização e os impactos recentes da abertura – Teorias do socialismo – O socialismo depois da III internacional – O socialismo no terceiro mundo – Experiências de Estados socialistas – Experiências de socialismos em Estados democráticos – História do socialismo no Brasil – Os socialistas e os direitos humanos, sociais e do trabalho – Os socialistas e a atuação no plano internacional – Os socialistas e o desafio do desenvolvimento brasileiro – O socialismo depois da queda do muro de Berlim.
clique aqui ]


2. Curso de Gestão Pública
O curso objetiva oferecer, para os que trabalham na gestão das políticas públicas, uma ampla visão dos maiores problemas que são objeto das políticas públicas :  Educação, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Inovação e Inclusão Tecnológica, Segurança Pública, Políticas de Gênero, Raça, Criança e Adolescente, Idoso, Meio Ambiente, Portadores de Deficiências – como políticas que visam a realização do ideário dos Direitos Humanos.
Aborda a questão conceitual e as competências no federalismo brasileiro, focando a instância municipal. Oferece uma preparação para a concepção e organização de um plano de governo, e a formulação de políticas: planejamento, diagnóstico, gestão, comunicação, democratização e parcerias.
clique aqui ]


3. Socialismo em Revista
Baseado em sua história, o curso discute os princípios e a proposta política do PSB na atualidade.
Temas: Liberdade, Socialismo, Democracia, Socialização e Estatização, Revolução, Igualdade, Ética, Desenvolvimento sustentável, Reforma urbana, Internacionalismo, Nacionalismo, Juventude, Sindicalismo, Questão agrária, Direitos humanos, O Estado, Política socialista, O parlamentar, Gestão municipal, Cultura socialista.

clique aqui ]


4. Curso Políticas de Juventude para o Desenvolvimento
Curso semi-presencial, que tem por objetivo a qualificação dos agentes políticos e partidários para o trato da temática juventude no seio das ações de governo e da sociedade civil.Compreende uma introdução aos estudos sobre Juventude e Políticas Públicas de Juventude, diagnóstico da condição juvenil, estratégias para o desenvolvimento das políticas da juventude e introdução à gestão de projetos e planejamento de ações.